segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Grupo 3- Venezuela: Relação com EUA e petroleo
A relação dos EUA com a Venezuela é como uma DIT, a Venezuela exporta petróleo para os EUA e o país retribui com dinheiro. Mas a relação dos dois não se resume só a isso. O presidente Hugo Chavez não mede esforços na hora de insultar e ofender Barack Obama.
E porque Obama não reage? Devido o interesse no petróleo. Se você não sabe a Venezuela é um dos principais integrantes da OPEP e por isso os Estados Unidos não quer perder esse parceiro comercial tão importante.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
GRUPO 4 - Comentário- vinheta e charge
Comentário - Vinheta
Nesta vinheta sobre Cuba, podemos observar explicitamente que muitos cubanos estão insatisfeitos com o regime socialista de Cuba, e por isso, constroem balsas e tentam atravessar ilegalmente o Oceano Atlântico até chegarem aos Estados Unidos, onde podem ter liberdade de expressão.
Porém, como isso é uma prática ilegal, a maioria desses balseiros são pegos pela Guarda Costeira dos EUA são presos e mandados de volta para Cuba.
Comentário – Charge
Nesta charge sobre Cuba, podemos observar que muitos cubanos estão insatisfeitos com o sistema socialista de Cuba, e por isso tentam chegar ilegalmente nos Estados Unidos, através de uma balsa, sem muitos mantimentos e a mercê de doenças.
Para os cubanos, isso já virou uma prática tão comum, que eles nem se importam em serem presos, já que tentam ingressar nos EUA várias vezes.
GRUPO 2 - TEXTO SOBRE VINHETA E CHARGE DO HAITI
O Haiti divide a Ilha Hispaniola com a República Dominicana. O país da América Central é o mais pobre das Américas, e como tentamos mostrar na charge e na vinheta, sua população sofre diariamente com a falta de comida, com as milícias e com o abandono do local. Milhares de crianças morrem todo ano - mortalidade infantil = 86,7 – por falta do que comer. O único alimento encontrado em abundancia chama-se biscoito de barro, ou sapaté, e causa muitas doenças no organismo dos haitianos. Chamamos atenção para carência desse país, e pedimos reforços de todo o mundo para cuidarmos dessa nação.
Texto- Grupo 1
A Charge e a vinheta realizadas pelo grupo 1, relatam as atividades realizadas pelos grupos guerrilheiros como por exemplo a FARC (forças armadas revolucionárias da Colômbia) que sequestram políticos colombianos e praticam o tráfico de drogas como fonte de renda.
GRUPO 5/TEXTO - Narcotráfico
NARCOTRÁFICO
Refugio para traficantes em fuga, rota de distribuição de drogas para a Europa, provedor dos materiais químicos para a produção, base para a lavagem de dinheiro e mercado para o consumo. Em todos os aspectos do negócio do narcotráfico, o Brasil aumenta sua participação mais rapidamente do que as tentativas de combate ou fiscalização. Por conta de ser um mercado muito extenso, o governo não consegue fiscalizar o tráfico de drogas - principalmente cocaína trazida da Colômbia - da forma necessária.
A cocaína e a heroína colombianas que tem como destino a Europa passam pelo Brasil. Apenas o porto de Santos transporta por ano 75 milhões de toneladas, neste contexto, algumas dezenas de toneladas destas drogas são difíceis de encontrar como uma agulha num palheiro.
Embora, a diferença da Colômbia, a Bolívia, o Peru e o Paraguai, o Brasil não é produtor de drogas, sim é ponto importante de trânsito desta para os grandes mercados consumidores, os Estados Unidos e a Europa, mas ao mesmo tempo registra um notável aumento do consumo, por pessoas cada vez mais jovens.
Hoje, o Brasil processa, importa e exporta diversos tipos de drogas, portanto, tornou-se um centro de produção e consumo. O Brasil também é um provedor de novas drogas alternativas e constitui uma peça importante na engenharia internacional do narcotráfico.
Representantes das Nações Unidas vêm chamando à atenção para o crescimento do tráfico de cocaína da Colômbia para a Europa, passando por países de língua portuguesa, do Brasil até o continente Africano.
Assinar:
Postagens (Atom)