segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Submissão da mulher árabe GRUPO5


Primavera àrabe GRUPO 5


Primavera árabe
Atualmente em diversos países está acontecendo um fenômeno denominado Primavera árabe, que são revoltas da população contra os seus governantes que estão no poder a mais de 20, 30 anos... O primeiro destes países a se rebelar contra seu ditador Zine al-Abidine Ben Ali, foi à Tunísia no norte da áfrica , que agora tem o direito à liberdade de votar. Além disto, a maioria dos ditadores que saíram do poder estão sendo condenados à revelia. Pois a maioria deles comete desvios públicos além de mandatos de assassinatos àqueles que são contra a seu governo.  Outros países como Argélia, Egito, Líbia, Iraque, Síria, Jordânia, Líbano, Iêmen, etc. também são prova deste acontecimento. Pelo que está acontecendo muito sangue está sendo jorrado nestes países, mesmo que ainda muitos deles sejam extremamente pobres, mas para esta população, tudo vale apena exceto ser dominada novamente por crápulas como seus ditadores.

Primavera àrabe GRUPO 5


Submissão das mulheres árabes GRUPO 5

Submissão das Mulheres no Oriente Médio

Para muitas pessoas atualmente, é muito difícil entender a dura realidade das mulheres árabes, com toda esta submissão em pleno século XXI. Até mesmo para uma parcela delas é complicado ser considerada submissa ao chefe da família. Normalmente elas se casam cedo, e com homens bem mais velhos, que as privam de muitas coisas, inclusive da própria liberdade e vida social. Mas isto não é o pior agravante já que para a maioria delas, liberdade e ter uma vida, nunca significaram nada justamente por nunca terem uma. No Oriente médio, principalmente nos países mais pobres é muito difícil encontrar uma mulher com escolaridade alta. Pois normalmente estudam em casa, por serem proibidas de freqüentar escolas ou universidades. Como mostra as leis durante o período em que a milícia Talibã esteve ao poder no Afeganistão:
1. É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras, etc.
2. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um “nmahram” (pai, irmão ou marido).
3. É proibido falar com vendedores homens.
4. É proibido ser tratada por médicos homens, mesmo que em risco de vida.
5. É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional.
6. É obrigatório o uso do véu completo (“burca”) que cobre a mulher dos pés à cabeça.
7. É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não usarem as roupas adequadas (“burca”) ou que desobedeçam a uma ordem talibã.
8. É permitido chicotear mulheres em público se não estiverem com os calcanhares cobertos.
9. É permitido atirar pedras publicamente a mulheres que tenham tido sexo fora do casamento, ou que sejam suspeitas de tal.
10. É proibido qualquer tipo de maquilhagem (foram cortados os dedos a muitas mulheres por pintarem as unhas).
11. É proibido falar ou apertar as mãos de estranhos.
12. É proibido à mulher rir alto (nenhum estranho pode sequer ouvir a voz da mulher).
13. É proibido usar saltos altos que possam produzir sons enquanto andam, já que é proibido a qualquer homem ouvir os passos de uma mulher.
14. A mulher não pode usar táxi sem a companhia de um “mahram”.
15. É proibida a presença de mulheres em rádios, televisão ou qualquer outro meio de comunicação.
16. É proibido às mulheres qualquer tipo de desporto ou mesmo entrar em clubes e locais desportivos.
17. É proibido andar de bicicleta ou motocicleta, mesmo com seus “maharams”.
18. É proibido o uso de roupas que sejam coloridas, ou seja, “que tenham cores sexualmente atraentes”.
19. . Os transportes públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres. Os dois não podem viajar no mesmo. 
20. É proibida a participação de mulheres em festividades. 
21. É proibido o uso de calças compridas mesmo debaixo do véu. 
22. As mulheres estão proibidas de lavar roupas nos rios ou locais públicos.
23. . As mulheres não se podem deixar fotografar ou filmar. 
24. Todos os lugares com a palavra “mulher” devem ser mudados, por exemplo : O Jardim da Mulher deve passar a chamar Jardim da Primavera.
25. Fotografias de mulheres não podem ser impressas em jornais, livros ou revistas ou penduradas em casas e lojas. 
26. As mulheres são proibidas de aparecer nas varandas das suas casas.
27. O testemunho de uma mulher vale metade do testemunho masculino. 
28. Todas as janelas devem ser pintadas de modo a que as mulheres não sejam vistas dentro de casa por quem estiver fora.
29. É proibido às mulheres cantar. 
30. É proibido a homens e mulheres ouvir música.
31. Os alfaiates são proibidos de costurar roupas para mulheres. 
32. É completamente proibido assistir a filmes, televisão, ou vídeo. 
33. As mulheres são proibidas de usar as casas-de-banho públicas (a maioria não as tem em casa).
Isso, pois, a maioria da população é machista, preconceituosa, sem falar que  seguem as leis do Alcorão, com extrema rigidez e cada palavra é interpretada e posta a cada ato.
Também temos que citar que para maioria delas perder a virgindade antes do casamento é algo tão humilhante que os pensamentos dominam sua cabeça, ao ponto de cometerem suicídio, ou até mesmo serem assassinadas, se a família descobrir, como mostra trágica a vida da jovem Souad que se transformou em livro “Queimada Viva”. “Aos 17 anos engravidou antes do casamento e por isso mesmo, foi sentenciada (pela família) a ser queimada viva. Seu cunhado executou a sentença, e ela por sorte foi socorrida pelos vizinhos e sobreviveu com queimaduras severas pelo corpo.”  Para outras, a esperança de salva suas vidas é uma cirurgia realizada na França com fins de restaurar sua virgindade que custa cerca de dois mil EUROS (quatro mil reais). No Oriente, traição depois ou até mesmo antes do casamento é vergonhoso, principalmente para o responsável da moça, que resulta em diversos apedrejamentos em praça pública. A exemplo, temos uma iraniana que foi condenada ao apedrejamento por adultério, assim como diversos outro casos como o de Aisha, que ficou mundialmente conhecida por ter seu nariz cortado pelo seu marido e depois ter sua face reconstruída.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Grupo 3- Venezuela: Relação com EUA e petroleo

A relação dos EUA com a Venezuela é como uma DIT, a Venezuela exporta petróleo para os EUA e o país retribui com dinheiro. Mas a relação dos dois não se resume só a isso. O presidente Hugo Chavez não mede esforços na hora de insultar e ofender Barack Obama. E porque Obama não reage? Devido o interesse no petróleo. Se você não sabe a Venezuela é um dos principais integrantes da OPEP e por isso os Estados Unidos não quer perder esse parceiro comercial tão importante.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

GRUPO1 GRUPOS GUERRILHEIROS NA AMÉRICA LATINA - vinheta

Charge- Grupo 3 (Venezuela: relação com os EUA e petróleo)

GRUPO 4 - Comentário- vinheta e charge

Comentário - Vinheta
Nesta vinheta sobre Cuba, podemos observar explicitamente que muitos cubanos estão insatisfeitos com o regime socialista de Cuba, e por isso, constroem balsas e tentam atravessar ilegalmente o Oceano Atlântico até chegarem aos Estados Unidos, onde podem ter liberdade de expressão. 
Porém, como isso é uma prática ilegal, a maioria desses balseiros são pegos pela Guarda Costeira dos EUA são presos e mandados de volta para Cuba.
Comentário – Charge
Nesta charge sobre Cuba, podemos observar que muitos cubanos estão insatisfeitos com o sistema socialista de Cuba, e por isso tentam chegar ilegalmente nos Estados Unidos, através de uma balsa, sem muitos mantimentos e a mercê de doenças.
Para os cubanos, isso já virou uma prática tão comum, que eles nem se importam em serem presos, já que tentam ingressar nos EUA várias vezes.

GRUPO 4 - Charge (Cuba)

GRUPO 2 - TEXTO SOBRE VINHETA E CHARGE DO HAITI

O Haiti divide a Ilha Hispaniola com a República Dominicana. O país da América Central é o mais pobre das Américas, e como tentamos mostrar na charge e na vinheta, sua população sofre diariamente com a falta de comida, com as milícias e com o abandono do local. Milhares de crianças morrem todo ano - mortalidade infantil = 86,7 – por falta do que comer. O único alimento encontrado em abundancia chama-se biscoito de barro, ou sapaté, e causa muitas doenças no organismo dos haitianos. Chamamos atenção para carência desse país, e pedimos reforços de todo o mundo para cuidarmos dessa nação.

Texto- Grupo 1

A Charge e a vinheta realizadas pelo grupo 1, relatam as atividades realizadas pelos grupos guerrilheiros como por exemplo a FARC (forças armadas revolucionárias da Colômbia) que sequestram políticos colombianos e praticam o tráfico de drogas como fonte de renda.

GRUPO 5/TEXTO - Narcotráfico



NARCOTRÁFICO

Refugio para traficantes em fuga, rota de distribuição de drogas para a Europa, provedor dos materiais químicos para a produção, base para a lavagem de dinheiro e mercado para o consumo. Em todos os aspectos do negócio do narcotráfico, o Brasil aumenta sua participação mais rapidamente do que as tentativas de combate ou fiscalização. Por conta de ser um mercado muito extenso, o governo não consegue fiscalizar o tráfico de drogas - principalmente cocaína trazida da Colômbia - da forma necessária.

A cocaína e a heroína colombianas que tem como destino a Europa passam pelo Brasil. Apenas o porto de Santos transporta por ano 75 milhões de toneladas, neste contexto, algumas dezenas de toneladas destas drogas são difíceis de encontrar como uma agulha num palheiro.

Embora, a diferença da Colômbia, a Bolívia, o Peru e o Paraguai, o Brasil não é produtor de drogas, sim é ponto importante de trânsito desta para os grandes mercados consumidores, os Estados Unidos e a Europa, mas ao mesmo tempo registra um notável aumento do consumo, por pessoas cada vez mais jovens.

Hoje, o Brasil processa, importa e exporta diversos tipos de drogas, portanto, tornou-se um centro de produção e consumo. O Brasil também é um provedor de novas drogas alternativas e constitui uma peça importante na engenharia internacional do narcotráfico.
Representantes das Nações Unidas vêm chamando à atenção para o crescimento do tráfico de cocaína da Colômbia para a Europa, passando por países de língua portuguesa, do Brasil até o continente Africano. 

Charge grupo 1

GRUPO 5/CHARGE - Narcotráfico (Desigualdade Social)

GRUPO 5/VINHETA - Narcotráfico

GRUPO 5/VINHETA - Narcotráfico

GRUPO 2 - CHARGE DO HAITI

segunda-feira, 11 de julho de 2011

GRUPO 2 - Indicadores sociais Alemanha e Rep. Democrática do Congo

Alemanha
 Indicadores demográficos (ou Sociais) :
População: 82,1 milhões
 População urbana (74 %)
Taxa de fecundidade: 1,33
Expectativa de vida (M: 77,5 / F: 82,8)
Taxa de mortalidade infantil (4‰)
Índice de analfabetismo (0%)
IDH: 0,885
Indicadores Econômicos:
PIB:  3,34 trilhões(U$)
PIB Agropecuário (1%)   
PIB Indústria (30%)
PIB Serviços (69%)
Renda Per Capta (42.560 U$) – Renda por cabeça
Rep.Democrática Do Congo
Indicadores demográficos (ou Sociais) :
População: 67,8 milhões
 População urbana (35%)
Taxa de fecundidade: 5,79
Expectativa de vida (M: 46,4 / F: 49,6)
 Taxa de mortalidade infantil (114‰)
Índice de analfabetismo (32,8%)
IDH : 0,489
Indicadores Econômicos:
PIB: 10,7 bilhões
PIB Agropecuário (40%)
PIB Indústria (28%)
PIB Serviços (32%)
Renda Per Capta (160 U$) – Renda por cabeça

GRUPO 5 - VULCÃO NO CHILE

O vulcão Puyehue, localizado no sul do Chile, entrou em erupção no sábado (dia 4) fazendo com que o governo tivesse que mover cerca de 3.500 moradores para longe da montanha. O ministro do interior, Rodrigo Hinzpeter, disse que uma enorme nuvem de fumaça dói formada e que segundo as testemunhas poderia ser vista da Argentina.
Juan Andrés Vara, o intendente da região de Los Rios, informou que perto do local há um forte “cheiro de enxofre e cinzas” e que de alguns locais é possível ver uma “boca de fogo e uma coluna de fumaça”
Depois de seguidos tremores de terra, o governo chileno emitiu código vermelho para a região do vulcão. O Escritório Nacional de Emergências confirmou que são registrados em média 230 tremores por hora. Com 2.240 m de altura, o Puyehue fica na Cordilheira dos Andes e sua última erupção ocorreu há 41 anos (1960), quando também foi registrado na região um terremoto de 9,5 graus na escala Richter – o mais forte até agora registrado no mundo.
Esse vulcão faz parte do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, que se estende ao longo de 15 quilômetros entre as regiões de Los Lagos e de Los Rios, aproximadamente 950 quilômetros ao sul da capital Santiago, em uma região de pouca densidade de população.
Segundo Hinzpeter, o processo de retirada dos moderadores da região do vulcão, para o qual o Exército dispôs vários caminhões, está sendo realizado com tranquilidade. As pessoas estão sendo levadas para albergues em áreas de segurança.
O governo chileno também ordenou o fechamento temporário da passagem de fronteira Cardeal Samoré para retirar as famílias dali. As pessoas que quiserem ir à Argentina poderão fazê-lo pela passagem de Pino Hachado, situado mais ao norte.

Grupo 3- Taxa de Fecundidade















Fonte de dados  do gráfico- Almanaque Abril 2011

Podemos observar que os países desenvolvidos (Espanha, Estados Unidos e Finlândia) apresentam uma baixa taxa de fecundidade (média de número de filhos vivos tidos por uma mulher em seu período reprodutivo). Já nos países subdesenvolvidos (Paquistão, Níger e México), podemos observar que o gráfico aponta uma alta taxa de fecundidade. Isso ocorre devido, principalmente, a falta de informação e baixo padrão educacional.

GRUPO 2 - PIB

Como podemos perceber, alguns países subdesenvolvidos costumam ter uma economia melhor que as dos desenvolvidos, mas nem sempre isso pode ser vantajoso , pois os países desenvolvidos possuem uma qualidade de vida melhor apesar de terem uma economia ruim.

Grupo 3-Irmã Dulce

     Irmã Dulce
        (Religiosa brasileira)
26-5-1914, Salvador (BA)
13-3-1992, Salvador (BA) 

              A fragilidade de Irmã Dulce era apenas aparente ,apesar de dormir por 30 anos numa cadeira , sem dormir bem , sem ter o que comer por alguns dias , a miudinha freira, raro exemplo de bondade e amor, foi arquiteta de uma das mais notáveis obras sociais do Brasil. Nascida Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, com 13 anos manifestou o desejo de entrar para o convento mesmo tendo o pedido ignorado pelo pai . Na época, já inconformada com a pobreza, amparava miseráveis e carentes. Aos 18, recebeu o diploma de professora e entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, do Convento de São Cristóvão, em Sergipe. Com os votos de profissão de fé, a já então Irmã Dulce, em homenagem à mãe, voltou a Salvador, onde trabalhou como enfermeira voluntária e professora de Geografia mas , ao ver a miséria do outro lado da janela , deixavam seus alunos fazerem a bagunça que quisessem não demonstrando vocação para lecionar, dedicou-se ao trabalho social nas ruas. Começou prestando assistência à comunidade favelada dos bairros de Alagados e de Itapagipe. Mais tarde, fundou a União Operária São Francisco, primeiro movimento cristão operário de Salvador, e depois o Círculo Operário da Bahia, que proporcionava atividades culturais e recreativas, além de uma escola de ofício. Criou, em 1939, o Colégio Santo Antônio, instituição pública para os operários e seus filhos. No mesmo ano, ocupando um barracão, passou a abrigar mendigos e doentes, levados depois ao Mercado do Peixe, nos Arcos do Bonfim. Desalojados pelo prefeito da cidade, acolheu-os, com a permissão da madre superiora, no galinheiro do Convento das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição matando a fome deles e todas as galinhas, transformado em 1960, com o apoio do governador do Estado, que cedeu um terreno, em Albergue Santo Antônio, com 150 leitos (hoje o Hospital Santo Antônio). Inaugurou ainda um asilo, o Centro Geriátrico Júlia Magalhães, e um orfanato, o Centro Educacional Santo Antônio, que abriga atualmente 300 crianças de 3 a 17 anos e oferece cursos profissionalizantes.

GRUPO 2 - Taxa de Natalidades em ‰

Taxa de Natalidade corresponde ao número de crianças que nascem anualmente por cada mil habitantes, numa determinada área. Atualmente, o que se verifica é uma queda global dos índices de natalidade, deste  modo, a taxa de natalidade nos países desenvolvidos é, em geral, mais baixa (devido ao conhecimento de métodos contraceptivos, melhores condições) enquanto que nos países subdesenvolvidos a taxa de natalidade é, em geral, superior face ao desconhecimento.

Grupo 3- Mortalidade Infantil

Conclusão:
A taxa de mortalidade infantil estima o risco de morte entre mil nascidos vivos durante o seu primeiro ano de vida. Reflete, de maneira geral, nas condições de desenvolvimento socioeconômico e infra-estrutura ambiental, bem como o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materna e da população infantil.Como por exemplo acesso a saneamento básico, exames médicos, água tratada e artigos de saúde básicos.
De acordo com o gráfico, observamos que os países mais desevolvidos possuem uma taxa de mortalidade infantil muito pequena em relação aos países sub-desenvolvidos, como México, Níger e Paquistão.

GRUPO 2 - Oxi

O Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal  prepara um estudo para entender melhor as características de uma nova droga que chegou ao país em 2011: o oxi. As primeiras apreensões aconteceram no Acre, mas o tóxico já chegou ao Rio Grande do Sul e passou por São Paulo.
A droga é um derivado da cocaína em forma de pedra, para ser fumado -- como o crack. O psicofarmacologista Elisaldo Carlini explica que é preciso adicionar um solvente e uma substância de caráter básico (o contrário de ácido, neste sentido) à pasta base para fazer tanto o crack quanto o oxi.
A diferença entre as duas drogas está no quê exatamente é utilizado. No crack: éter, acetona e bicarbonato de sódio. No oxi, até onde se sabe, gasolina, querosene e cal virgem.
"Os compostos usados no crack são menos agressivos”, resume Carlini, os ingredientes mais tóxicos usados na fabricação do oxi são também mais baratos

Grupo 3-IDH


Conclusão:
IDH- Índice de desenvolvimento humano, varia de 0 a 1, quanto mais perto de 1, melhor a condição de vida, porém nenhum país possui IDH 0, nem IDH 1.
Deste gráfico podemos concluir que os países desenvolvidos, como por exemplo Espanha, Finlândia e Estados Unidos possuem um IDH bem maior do que os países subdesenvolvidos, como Níger, Paquistão e México.
Isso ocorre devido à qualidade de vida da população, que é bem melhor nos países desenvolvidos, pois eles têm melhores condições de saúde, educação e renda. Bem diferente dos países subdesenvolvidos, que a maior concentração de renda se encontra na mão de poucos, deixando grande parte do país em pobreza e miséria.


GRUPO 2 - Irmã Dulce

Irmã Dulce foi uma grande mulher religiosa que nasceu em 1914, na capital baiana Salvador. Era filha do dentista Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, e seu nome de batismo era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes.
Aos 13 anos, Irmã Dulce visitou áreas carentes acompanhada por uma tia, e ao ver a dificuldade de vida daquelas pessoas, começou a manifestar o desejo de seguir à vida religiosa.
Transformou sua casa num centro de atendimento a pessoas necessitadas, com o apoio de seus pais e sua irmã, Dulcinha. Após forma-se professora, Maria Rita entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristovão, em Sergipe.
Aos 20 anos de idade, foi ordenada freira, recebendo o nome de Irmã Dulce em homenagem a sua mãe. Sua primeira missão como freira foi ensinar em uma escola mantida por sua Congregação, na Cidade Baixa, em Salvador. No mesmo bairro, ela ajudava comunidades pobres e nesse local, num futuro breve, viria a concentrar as Obras Sociais de Irmã Dulce. 
Entre os diversos estabelecimentos fundados por Irmã Dulce, estão os Hospital Santo Antônio, o Centro Educacional Santo Antônio e o Círculo Operário da Bahia. Em novembro de 1990, Irmã Dulce começou a ter problemas respiratórios, sendo assim internada no Hospital Português, transferida para a UTI do Hospital Aliança, e depois, o Santo Antônio. Ela morreu após dois anos, no seu quarto, aos 77 anos de idade.
No dia 22 de maio de 2011, Irmã Dulce foi beatificada (ou Bem-aventurada) em Salvador, Capital da Bahia e passou a ser reconhecida como Bem Aventurada Dulce dos Pobres. A Solene Eucaristia de Beatificação foi presidida pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador.

GRUPO 2 - Expectativa de Vida (Anos)

Expectativa de vida é um cálculo feito para se saber quanto o cidadão de um determinado país viverá. O cálculo é baseado em indicadores sociais e econômicos, e quanto melhor a condição do país, maior será. Em países subdesenvolvidos, por exemplo, a expectativa de vida é mais baixa, porém, ocorrem exceções por conta do IDH alto de algum deles, como o Chile.

GRUPO 5 -- REINO UNIDO

População: 61,9
População Urbana (%): 80%                                                                        
Taxa de Fecundidade: 1,86
Expectativa de Vida (M/F) 77,5/82,0
Taxa de Mortalidade Infantil (‰): 5
Índice de Analfabetismo (%): -
IDH: 0, 849

Indicadores Econômicos:
 PIB: 2,17 trilhões
PIB Agropecuário (%): 1%
PIB Indústria (%): 24%
PIB Serviços (%): 75%
Renda Per Capita (U$): 41.520

GREGÓRIO E BEATRIZ NASCIMENTO

GRUPO 2 - Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden.

Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden, mais conhecido como Osama bin Laden  foi  líder e fundador da al-Qaeda, organização terrorista famosa pelo ataque de 11 de setembro nos Estados Unidos. 
Filho de Muhammed bin Laden, que se tornou o homem mais rico e poderoso da Arábia Saudita, depois do próprio rei, Osama bin Laden era o filho único de sua décima esposa, Hamida al-Attas.

Desde 2001, bin Laden e al-Qaeda  tinham sido os maiores alvos da Guerra ao Terrorismo dos oficiais estadunidenses e Osama esteve entre os dez foragidos mais procurados pelo FBI. Em 1 de maio de 2011, dez anos após os atentados do 11 de setembro, o Presidente Barack Obama anunciou pela televisão que Osama bin Laden foi morto durante uma operação militar estadunidense em Abbottabad.

GRUPO 5 - IRMÃ DULCE


Nascida em 26 de maio de, 1914, Maria Rita “O ANJO BOM DA BAHIA” começou sua jornada com apenas 13 anos, usando sua moradia como atendimento médico para pessoas sem condições. Ela foi influenciada a fazer essas caridades pela família e herdou uma herança que levou essa obra adiante, logo após sua formatura em 1933 ela entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Em 1934 Maria Rita se tornou freira, recebendo o nome de Irmã Dulce em homenagem a sua mãe Dulce Maria. Irmã Dulce não foi apenas um ícone Brasileiro, mas mundial. Inspirou várias pessoas com sua bondade e carinho, sobre aqueles que mais necessitavam. Um dos mais reconhecidos trabalhos de sua vida, foi transformar um simples galinheiro de um convento, em um local para atendimento médico. Mas o que ela não sabia é que aquela simples ação não transformaria só vidas, mas mudaria por completo o pensamento de certas pessoas. Conquistou seguidores e logo criou obras para atender aos sem condições. Por fim, merecidamente pelo trabalho e obras, em 1988, O anjo bom da Bahia fora indicada para receber o prêmio Nobel da Paz.Mas no  ano de 1992 o mundo chora junto com a Bahia, pois a nossa querida Irmã Dulce é sepultada na cidade de Salvador.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Grupo 4- IDH













                                                  Como podemos observar o grafico ao lado se refere ao IDH ,mas  o que vem ser IDH?
O Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de ''desenvolvimento humano''.
O IDH não é um índice confíavel para classificar um país como desenvolvido ou não.  Observando o gráfico, os países desenvolvidos, possuem o IDH elevado, o que não é  caso do Brasil, pois mesmo sendo classificado como um país subdesenvolvido, ele possui o IDH elevado.

GRUPO 2 - MORTALIDADE INFANTIL

A mortalidade infantil é um indicador social que se refere ao número de crianças nascidas vivas que morreram antes do primeiro ano de vida em um determinado país. De acordo com o gráfico, podemos perceber que nos países desenvolvidos retratados como a Alemanha, Dinamarca e Nova Zelândia a taxa de mortalidade infantil é bem menor do que a dos países subdesenvolvidos como a República Democrática do Congo, o Chile e a Índia. Isso ocorre porque as condições de saúde e saneamento básico dos países subdesenvolvidos são precárias, e as crianças antes do seu primeiro ano de vida são mais vulneráveis a doenças transmitidas por vírus que se desenvolvem por conta da poluição local.